sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Exemplificando e aprofundando

Conforme prometido aqui vão uns exemplos de como eu organizei minha vida financeira.
Vamos supor que seu ganho mensal seja R$5000,00.


Seus gastos fixos sejam:
R$1000,00 parcela do apartamento
R$ 250,00 condomínio
R$ 280,00 faxineira
R$ 50,00 luz
R$ 100,00 telefone
R$ 50,00 celular
R$ 500,00 supermercado
R$ 300,00 combustível
R$ 300,00 almoço fora de casa
R$ 800,00 parcela do carro
R$ 150,00 academia
R$ 500,00 pós-graduação
R$ 250,00 inglês


Subtotal: R$ 4530,00


Ok... sobram 470 reais. Vocês podem ver que aqui já estão inclusos alguns extras como almoço fora de casa e academia.
Assim sendo, vc poderia estabelecer 320 reais para gastos extras com vc e 150 reais para a poupança por exemplo.


Aí vamos supor que naquele mês o supermercado deu 400 reais e o almoço fora de casa 250 reais. O que fazer com os 150 reais que sobraram? Eu colocaria na poupança, porque se algum dia o celular ficar em 100 reais por exemplo, você terá dinheiro na poupança para a eventualidade.


Mas o que fazer com 1800 reais que vc terá na poupança ao fim de um ano? Aí vai do seu sonho. Vc quer uma viagem? Programe uma viagem que custe 1800 reais, ou se você for com alguém que tope gastar a mesma quantia, uma viagem de 3600 reais.. Legal, né?


Ahhh, Cybele, mas parece tão simples e não é. Verdade não é. Funcionou maravilhosamente para mim. Por que? Porque se a conta acima fosse minha, eu gastaria uns 6500 reais por mês, por falta de planejamento. Aí eu tinha que marcar mais plantões para pagar as contas, ficava mais estressada, continuava sem planejar, gastava mais e o ciclo vicioso continuava.
Da forma que eu fiz, eu consegui equilibrar minhas contas, estabelecer prioridades de gastos, realizar sonhos, dar menos plantões e curtir mais a vida. Se animou??? Então comecemos.


Para finalizar e não ficar cansativo só mais um exemplo de como isso funcionou para mim. 
Quando decidi que queria ir ao nascimento da minha afilhada ano passado, eu precisava de dinheiro, claro. E como era no exterior eu queria fazer comprinhas claro também.. rsrs
O que eu fiz? Reduzi o valor gasto mensal e aumentei o valor na poupança. Assim, todo mês quando eu queria gastar mais eu pensava, "estou economizando agora para meter o pé na jaca na viagem".. :)
Resultado: máquina fotográfica semi-profissional, notebook novo, iphone, mil comprinhas e uma Cybele feliz e sem dívidas... Ahh agora vocês se animaram mesmo hein??


É isso... Qualquer dúvida é só gritar.. Próximo post vou começar a falar dos planejamentos para realização de sonhos... 


Beijooos,


Cy

Um comentário: