quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fixando ensinamentos

O que eu aprendi durante esses primeiros meses de controle orçamentário? 
Acho importante fazer uma pausa aqui e dizer que não foi fácil. Algumas vezes fiquei 20 dias sem poder gastar mais nada pois tinha extrapolado o orçamento previsto. Tive que respirar fundo para não voltar ao antigo círculo vicioso: gasta-trabalha para pagar-não vive!!!
Voltando então para as coisas boas:

  1. Aprendi que se eu planejasse os gastos eu conseguia fazer muito mais coisas. Exemplo: antes eu via uma roupa ia lá e gastava. Aí surgia a oportunidade de comprar alguma coisa bem legal e eu não tinha dinheiro. Hoje, eu consigo fazer 90% do que eu quero. Só esse ano, por exemplo, já fui a Fortaleza 2 vezes (e vou de novo em setembro), fiz festa de aniversário, comprei todos os livros que eu quis e vamos ficar 18 dias de férias na Europa eu e meu marido. Bom, né?
  2. Melhorei minha qualidade de vida uns 70% (até então, hoje já está ainda melhor). Porque antes eu ficava dando mais e mais plantões para cobrir meus gastos, hoje fico eu casa com meu marido assistindo filme. :)
  3. Comecei a fazer mais coisas que eu gosto, porque tenho mais tempo. Estudar, ficar em casa vendo filme com o marido, viajar... "suspiros de felicidade"
  4. E o melhor de tudo: pela primeira vez na vida tenho dinheiro guardado para eventualidades!!
Se todos esses motivos ainda não forem suficientes para fazer vocês ficarem com uma coceirinha na mão querendo igual, eu digo mais uma coisa: se você sonha com uma viagem internacional, um carro bacana ou uma casa/apê confortável e bem decorado, você precisa de planejamento.
Foi difícil no começo, hoje é super automático. Entro no banco, fico acompanhando o cartão e as contas. Tranquilo!
É isso aí... no próximo post vou tentar mostrar para vocês mais efetivamente, com simulações de gastos como eu fiz.. 
Vamos agitar isso aqui pessoal!! Troquemos idéias e questionamentos!!
Beijooo,
Cy

Nenhum comentário:

Postar um comentário