quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O primeiro passo

Depois de decidir quanto a busca por uma qualidade de vida melhor, veio o passo mais importante nesse processo: a organização financeira!
Primeiro de tudo, estabeleci um sonho, para que eu não esmorecesse no processo.
Meu sonho de vida de comercial de margarina é: Acordar de manhã, tomar café com meu marido e filhos, levar as crianças para a escola, trabalhar, pegar as crianças na escola e ficar com eles.
Parece muito?? Para que sonhar pequeno? :P
Meu primeiro passo foi contabilizar gastos e ganhos. Não fiz aquele lance de anotar detalhe por detalhe, até as balinhas da banca de revistas não. Para mim não funciona. Se funciona para vc, aconselho aquelas mini agendas de bolsa para que, à medida que você gastar, você anote.
Tipo essas aqui:




Então, como eu fiz? Criei uma planilha em excel mesmo onde eu anotava os gastos fixos. E para melhor controle dos pequenos gastos, onde nosso dinheiro escorre mesmo, eu comecei a pagar TUDO, tudo mesmo no cartão de crédito. Até uma água eu pagava no cartão.
Mas espera aí, Cybele, todos os orientadores financeiros falam que cartão de crédito é roubada.
Eu me explico: na minha modesta opinião, o cartão de crédito é uma arma poderosa se bem utilizado. Primeiro porque eu ganho milhas no cartão e viajo para Fortaleza (casa dos meus pais) de graça!! Olha as coisas melhorando... Segundo, eu entrava diariamente no banco para ir acompanhando os gastos.
Voltando ao processo de organização, determinei um gasto fixo mensal para mim. Como assim? Fora os gastos de condomínio, luz, telefone, supermercado, etc, fixei um gasto comigo. Para livros, roupas o que eu quisesse. Eu não podia gastar nem mais nem menos do que o estabelecido.
Funcionou maravilhosamente para mim. O efeito tem cunho psicológico.. Eu sabia que mesmo tendo que economizar, eu tinha eu dinheirinho para minhas extravagâncias. Claro que se eu quisesse algo que custava mais que meu limite mensal, eu teria que parcelar ou economizar de um mês para o outro.
Aqui vem um detalhe muito importante: eu DETESTO parcelamento. Evito de todas as formas. Por que?
Vamos fazer uma simulação. Você determinou que seu limite é 500 reais. Só que você quer uma bolsa de 1200 reais não sei para que, mas tudo bem. Se vc parcelar em 3 parcelas de 400 reais. Isso significa que por três longos meses você só terá 100 reais disponível para novos gastos, entendeu?
Então foi assim que tudo começou. Para não ficar muito cansativo continuarei em outro post.
Aqui vai um resumo:


  1. Estabeleci uma meta
  2. Determinei gasto mensal fixo só para mim
  3. Controle rígido dos gastos do cartão de crédito
  4. Evitei parcelamentos a todo custo
Beijooo e até mais,

Cy

Um comentário: