quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O planejamento II

Quando comecei o planejamento da viagem, a primeira coisa que pesquisei foi quanto eu precisava guardar para a viagem.
Em minhas pesquisas encontrei vários valores, mas o que mais apareceu foi 60 euros por pessoa, por dia. Isso fora hotel, claro!
Ahh mas esse valor é muito alto, dá para fazer mais barato? Claro! A Silvia do Matraqueando fez vários posts de como viajar para diversos países por 50 euros por dia, incluindo hotel. Claro que isso significa albergue em quase todas as cidades e nada de restaurantes ou passeios mais chiques. Lógico que peguei várias dicas lá e acrescentei outras coisas que eu queria.
Baseada então nesses valores, e em quanto eu conseguiria guardar, determinei um valor médio de 100 euros por dia de hospedagem e os tais 60 euros/pessoa/dia para os demais gastos.
No final consegui levar um pouquinho a mais que eu usei para algumas extravagâncias. :)

E as passagens? Confesso que as passagens só foram compradas 4 meses antes da viagem por uma questão de planejamento financeiro. Porque? Porque eu comprei uma parte dos euros em janeiro e só teria dinheiro disponível para as passagens a partir de maio, então as mesmas foram compradas só em abril (no cartão, começando a pagar em maio!).
E como foi a pesquisa das companhias aéreas? Pesquisei absolutamente em todas as companhias, KLM, Air France, TAP, Tam entre outras. No final, para os meus destinos, o melhor valor foi o da TAP. Meus trajetos ficaram São Paulo (Guarulhos) - Lisboa; Lisboa - Paris; Madri (com escala em Lisboa) - São Paulo (Viracopos). 
Vale ressaltar que o serviço da TAP foi muito bom, nota 8. Comida gostosa, bons filmes na telinha da poltrona, atendimento ok. Porque o 8? Porque o espaço entre as poltronas é ruim. Não sou tão alta (1.68m) mas meu marido que mede 1,81m sofreu mais que eu com a falta do espaço. Mas valeu o gasto e eu iria novamente de TAP sem problemas. O único detalhe é que na Europa as empresas tem que voar sempre de seus países de origem, então, por exemplo, a TAP não pode fazer um voo Paris-Madri sem escalas. Logo, se os seus destinos são Paris e Roma, por exemplo, provavelmente a TAP ficará meio inviável.

E os trechos internos? O trecho Paris - Barcelona fizemos com uma empresa low cost chamada Vueling. O serviço foi tranquilo e não tivemos nenhum problema. No blog do Ricardo Freire, o Viaje na Viagem, ele cita várias companhias low cost da Europa. Eu pesquisei em várias até decidir pela Vueling e não me arrependi. 
O trecho Barcelona - Madri fizemos de trem e amamos a viagem!! Faria de novo e de novo!! Espaço entre as poltronas mesmo na classe turista muito boa, dá para admirar a paisagem e paramos na estação Atocha de Madri que é linda!! A compra foi super complicada, mas depois descobri que teria conseguido fazer pela central de telefone da Renfe.



Estação Atocha em Madri

Bem, sobre o planejamento é isso! Qualquer dúvidas estou à disposição!

E amanhã vem nossa primeira parada: Lisboa!!

Beijoo,

Cy

Nenhum comentário:

Postar um comentário